Rui Vitória decifra o novo papel de Jonas

Benfica 07-12-2018 14:06
Por Redação

Aos 34 anos, Jonas não tem já a disponibilidade física de outros tempos. E foi precisamente a nova condição do avançado brasileiro a determinar, em grande medida, a adoção do 4x3x3 como sistema preferencial do Benfica.

«Para o 4x4x2 o Jonas não fazia determinados movimentos que queríamos, nomeadamente a defender. O próprio Jonas já entende isso. O Jonas é o melhor jogador dos últimos tempos dentro da área a finalizar. A bola anda por todo o lado e vai ter à cabeça ou aos pés do Jonas. Onde é que temos de colocá-lo? Dentro da área. Vamos até arranjar maneira de o Jonas não se desgastar muito em processo defensivo. Ajuda [nas tarefas defensivas] mas queremos tê-lo disponível para as tarefas dentro da área. O Jonas, hoje, já não tem essa capacidade física e ao mesmo tempo tem de estar focado na zona de finalização», explicou Rui Vitória, em entrevista ao podcast Conversas à Benfica.

Mas não se pense que as tarefas no interior da área são responsabilidade exclusiva do camisola 10.

«Quando se fala em 4x4x2 associa-se a dois avançados, no 4x3x3 só a um. E porque não a três avançados? Queremos que haja sempre jogadores na área. O nosso avançado, e neste caso o Jonas, vai ter de dar só a assinatura do quadro, a última pincelada. A equipa está a trabalhar, o avançado está em zonas de finalização para finalizar», resumiu.

Ler Mais
Comentários (12)

Últimas Notícias